27
jan

5 dicas para escolher a melhor para sua carreta

Para um caminhoneiro experiente, escolher a melhorlona para caminhão costuma ser uma tarefa simples. No entanto, sempre é possível aprender mais, garantindo praticidade e segurança ao seu cotidiano.

Além disso, pode ser que haja alguma novidade, e o motorista profissional deve se manter sempre atualizado. Quer aprender mais sobre esse assunto? Veja em detalhes as 5 dicas que separamos para você encontrar a melhor opção de lona!

1. Defina o tamanho correto da cobertura

O primeiro fator a ser considerado para a correta escolha da lona para caminhão está na definição do tamanho correto. Sem as medidas ideais, não adianta pensar na qualidade, preço ou material utilizado na confecção da cobertura.

A situação ideal é quando a lona cobre toda a carroceria sem necessidade de esticar. Caso estique a lona, a durabilidade da cobertura diminui por aumentar a probabilidade de rasgos e furos.

Por outro lado, uma lona muito grande dificulta a operação de cobertura, por ficar sobrando muito material. Isso faz com que ela fique frouxa demais. Dessa forma, quando o caminhão atinge velocidade mais alta, o vento desloca a cobertura e poderá haver danos ou até mesmo perdas de mercadoria.

2. Conheça os diferentes tipos de materiais 

A segunda dica para escolher corretamente a lona para caminhão é analisar que tipo de carga você transportará, o clima a que ela estará exposta e a intensidade de uso. Com base nessas informações, fica mais fácil definir o melhor material para a sua lona. Veja quais são os mais comuns.

Lona plástica

Essa lona pode ser usada apenas como quebra-galho, no caso de um imprevisto ou para uso temporário. A explicação para isso está no fato de que seu material tem baixa densidade, protegendo pouco a carga. Além disso, ela tem baixa resistência.

Lona para cobertura estática

Ao contrário das lonas plásticas, as de cobertura estática têm alta densidade de material. Isso faz com que a resistência aumente, principalmente, a variações climáticas. Além disso, têm um bom custo-benefício. No entanto, são indicadas apenas quando o tipo de carga a ser coberta não demanda manuseio frequente.

Lona de algodão encerado

A lona de algodão encerado é indicada quando o abrigo contra a água e altas temperaturas são fatores determinantes de proteção da carga. Por passar por um processo de enceramento e ser feita de algodão, essa lona é bastante impermeável e durável.

Sendo assim, elas garantem uma boa circulação do ar e são indicadas para cobrir as mais variadas cargas de produtos sólidos e aerados, como caixas de verduras e legumes, sacarias de café, açúcar, farinha, entre outras.

Lona vinílica de PVC

O material utilizado na confecção dessa lona tem grande capacidade de resistência contra ressecamentos e variações de temperatura. Isso ocorre porque sua matéria-prima recebe aditivos anti-UV. Além do mais, é bastante durável. Por conta disso, é muito utilizada no transporte de produtos a granel, como grãos e adubo.

Lona de tela

A lona de tela é mais utilizada quando se deseja apenas que a carga não caia do caminhão. Por isso, seu uso é mais comum para cobrir caçambas ao carregar materiais inutilizáveis, como entulho e lixo.

3. Verifique a qualidade da lona para caminhão

Conhecendo o tamanho e matéria-prima da lona ideal para você, é preciso procurar por uma cobertura de qualidade. Isso é importante, pois engana-se quem acha que as lonas são todas iguais.

É preciso verificar se a opção que deseja comprar tem ilhoses de qualidade, com tratamento anticorrosão e na quantidade adequada ao seu uso. Além disso, a lona precisa ser de material e formato que permita que a corda deslize sem problemas.

Por falar em deslizar, o acabamento da lona precisa permitir que ela passe sobre os arcos da carroceria com facilidade, se esse for o seu uso. Verifique também a qualidade das costuras e se elas são reforçadas. Alguns modelos chegam a ter costura tripla.

Finalmente, confira a qualidade das emendas. Todos esses fatores são imprescindíveis para que você não tenha a decepção de ter uma lona para caminhão danificada com pouco uso.

4. Analise os aspectos de manutenção

Antes de adquirir a sua lona, confira junto ao fabricante ou vendedor quais são as recomendações de manutenção. Caso seja muito complicado para manter, descarte essa opção e procure outra. Do contrário, a tendência é relaxar com os cuidados e ter uma lona danificada em pouco tempo.

Ainda assim, qualquer lona para caminhão demanda certos cuidados para durar mais. Como já dito antes, esticar a cobertura danifica a sua estrutura, ficando mais suscetível a rasgos e furos. Mas é preciso tomar outros cuidados, como evitar esfregar em superfícies ásperas e utilizar produtos abrasivos na limpeza.

O básico é lavar a lona após cada viagem com água e sabão neutro, e esperar secar completamente antes de dobrar e guardar, evitando o aparecimento de mofo. Guarde sempre dobrada e longe do chão e de locais úmidos. Para completar, evite também o contato com produtos químicos e corrosivos. Se isso acontecer, providencie a limpeza imediatamente.

5. Confira o custo-benefício

Como acontece com grande parte dos itens relacionados a caminhão, a lona também tem um preço elevado, ainda mais quando se trata das maiores e mais resistentes. Assim, é preciso fazer uma compra bem pensada para não perder dinheiro.

Com base nas dicas acima, veja quais tipos de lona atendem à sua demanda e os respectivos preços. É bom fazer uma pesquisa em diversas lojas, inclusive, na internet. Compare todas as características, como tamanho, material, qualidade, gramatura, quantidade de ilhoses e preço.

Depois de levantar todas essas informações, veja o que é mais interessante para você do ponto de vista do custo-benefício. Uma lona de qualidade superior para o seu veículo pode ser mais cara que uma inferior, mas também durará muito mais. Porém, se for muito mais cara, pode inviabilizar a compra. É isso que você precisa colocar na balança.

Fonte: Rodojacto