27
maio

Você conhece os tipos de cargas mais tranportadas
nas rodovias brasileiras?

A variedade de produtos transportados por caminhões são muitas. Os produtos vão desde alimentos, medicamentos, matérias-primas e até mesmo outros veículos.

A diferença de transportar cada carga interfere diretamente na experiência do caminhoneiro quanto aos cuidados com a carga e categoria de caminhão são essenciais para realizar esse transporte de forma mais adequada.

Conheça agora os categorias de carga mais transportados em rodovias brasileiras :

1) Cargas a granel

Cargas a granel abrange em transportar: trigo, milho, cenoura, batata, morango etc. São cargas que não precisam ou não podem ser embaladas, ou em caixas para serem transportados.

2) Cargas frigoríficas
Neste caso, se divide em dois: perecíveis e congelados.
Os caminhões de frigoríficos precisam de atenção especial em relação à limpeza, pois por serem alimentos sensíveis aumentando o risco de perdas decorrentes de contaminação.

3) Cargas Vivas
Esta categoria costuma ser frequente no setor pecuário, mas podendo ser usada no setor veterinária ou ao longo de trabalhos ambientalistas, como o resgate de animais.

Devemos dar uma principal atenção a este categoria de carga, principalmente em respeito ao animal. Tendo entradas suficientes de ar e dimensionamento adequado para cada espécie.

4) Carga indivisíveis
A carga indivisível é aquela cujo o peso e dimensão ultrapassem os limites regulamentares e requerem um transporte especial e com profissionais devidamente preparados para esta tarefa.

5) Cargas perigosas
É a categoria de carga que possa colocar qualquer risco de segurança das pessoas podendo ocasionar dandos ambientais.

6) Cargas secas
A carga seca se refere em uma maior quantidade, pois se trata de um volume considerável de possibilidades para serem transportados.
Temos como exemplos alimentos embalados como sacos de arroz, feijão e outro grão embalado, materiais de construção, móveis e objetos de madeira etc.

Nobre Truck Associação dos Caminhoneiros