20
jul

Celular e direção: Uma combinação perigosa

O uso do celular por motoristas se transformou em uma questão crítica, frente ao risco de acidentes no trânsito que pode ser associado ao seu uso. Além disso, quando se trata de caminhões as consequências podem ser mais desastrosas. O celular pode causas distrações da atenção e sobrecarga cognitiva.

Digitar uma mensagem no celular potencializa ainda mais o perigo. A pessoa que digita ao celular precisa tirar as mãos do volante, se concentrar em um teclado minúsculo e ainda pensar na elaboração dos textos.

Além disso, o uso de celular ao volante pode trazer prejuízos financeiros e até demissões por justa causa quando o motorista presta serviço para alguma transportadora.

O inciso V do art. 252 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê, como infração média, a conduta de dirigir o veículo utilizando apenas uma das mãos. Você pode sofrer essa autuação mesmo que não esteja utilizando o celular. Nessa hipótese a multa é de R$ 130,16 e 4 pontos a sua CNH.

Entretanto, conforme o parágrafo único do art. 252, se você retirar uma das mãos do volante para manusear ou segurar o aparelho celular, estará cometendo uma infração gravíssima. Nessa situação, por ser uma conduta de maior risco, as punições são mais severas: multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.